eu assisti 24 musicais no ano; vem conferir meus favoritos de 2024!
- Malu Patrício

- 31 de dez. de 2024
- 4 min de leitura
entre 'cantando na chuva', 'peter pan', 'alguma coisa podre' e tantos outros, alguns espetáculos se destacaram na minha lista dos 24 de 2024 (e me fizeram rever, rever e rever)
2024 foi um ano cheio de desafios — começando com a meta de ir mais vezes ao teatro que no ano anterior. em 2023, vi 18 musicais (o que já era coisa pra caramba pra mim e ainda realizei o sonho de assistir alguns desses em nova york), mas as métricas desse ano me surpreenderam. olha só: foram 33 produções diferentes, 65 sessões assistidas, 23 teatros visitados (sendo que eu nunca tinha ido em 13 desses) e tudo isso dividido em 3 estados: são paulo, rio de janeiro e pará. não teve nova york de novo, mas quem sabe ano que vem?
'cabaret', 'o rei do rock', 'legalmente loira', 'priscilla, a rainha do deserto - o musical', 'dom casmurro'… foram tantas experiências diferentes que é extremamente difícil selecionar os que mais fizeram meu olho brilhar durante todos esses meses, até porque sou libriana. mas vamo lá!
✸ o primeiro musical do ano — once musical
vivi a reestreia da maneira que eu mais gosto: numa fileira do teatro villa lobos com os meus amigos. é lindo estar na plateia e ser arrebatada por uma história de amor — seja romântico, seja através da música, seja através do romance pela música. 'once' te deixa desamparado, mas cria um laço único: chorar junto e ao mesmo tempo. é um divisor de lágrimas.
eu adoro essa coisa de fechar fileira. tive minha formatura de jornalismo em são paulo e levei minhas visitas paraenses num único passeio obrigatório na programação pra nossa sexta a noite: 'beetlejuice' no teatro liberdade. é daqueles dias que a gente riu tanto que o sorriso não sai por um tempo; ele gruda, passeia e volta quando a gente relembra. que bom que nem vai precisar chamar três vezes, porque ele já vai voltar em 2025 — óbvio que vai entrar na retrospectiva dos melhores do próximo ano!
é muito bonito ver algo ser criado e reproduzido com amor a trajetória da narrativa e profissionalismo. tive a honra de acompanhar na produção de conteúdo na equipe social media durante os ensaios em são paulo e ver o espetáculo se estabelecer no palco do teatro riachuelo, no rio de janeiro, com um time impecável. 'nossa história com chico buarque' é a mais linda narrativa que invade pra dentro do coração com uma trilha sonora puramente nossa com canções que geracionalmente atravessam. viva chico buarque e as histórias de amor pelo teatro!
a sensibilidade do vitor rocha é algo que vai além de qualquer entendimento. 'donatello' te tira o ar, te insere as lágrimas e te deixa mudo no fim. histórias familiares bem trabalhadas chegam em um lugar diferente em mim — talvez por eu não morar com a minha, mas também ter encontrado uma pelo caminho mesmo que longe de casa. se eu pudesse definir um sabor de sorvete, seria pistache. tomei só uma vez na vida, mas provei a sensação nesse último ano. 2024 trouxe um turbilhão de memórias felizes, mas também veio com perdas. é um agridoce complexo que dá aquela dor no mais profundo do dente de tanta frieza. pistache é um pulo no desconhecido que nem a morte do meu avô no pré-inverno amazônico desse novembro. assisti 'donatello' no momento exato e compreendi que a memória tem um sabor que as vezes a gente não espera, não gosta, mas que faz parte da trajetória — por mais que o musical tenha o sabor da memória de melhor qualidade.
✸ o último musical do ano — hairspray
vi no rio de janeiro, no teatro riachuelo, em são paulo, no teatro renault, e até comemorei meu aniversário de 23 anos com 23 amigos em uma sessão. minhas festas são sempre feitas com um tema bem definido e a celebração desse ano foi uma das frases que eu mais escuto nos meus dias: “ah, porque a malu nunca me levou num musical…” pois bem, então vamos todos juntos! de todas as possibilidades de viagens fictícias em cartaz, escolhi 'hairspray' porque vivenciei uma das coisas mais incríveis que uma produção tão cuidadosa pode trazer pra quem assiste: a vontade de fazer e continuar fazendo o que nos move com leveza, respeito, dedicação e amor. não existe lugar mais vibrante e colorido pra celebrar, né? 'hairspray' é o meu musical favorito assistido em 2024!
sinto que o próximo ciclo promete personagens que nos encontrem no momento que a gente precisa pela temporada da vida. 'wicked', 'todos estão falando do jamie', 'meninas malvadas', 'rocky' e tantas outras histórias vão entrar em cartaz pra gente se conectar, arrebatar e se encantar por aí.
2024 foi conturbado em vários momentos, mas a arte nos faz flutuar no universo em um respiro de conforto celestial que nos abraça embaixo de uma nuvem escura prestes a chover — mas que não chega nem a gotejar. que venha um 2025 cheio de sol pra gente se encontrar mais perto do céu, mais perto do fenômeno cósmico que é a troca de energia entre o palco e a plateia. feliz ano novo. até ano que vem!
minhas redes sociais tão sempre abertas pra gente trocar ideia sobre isso :)
me chama lá ✸ @malupatricio








