eu assisti rita lee bem de frente
- Malu Patrício

- 26 de ago. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de ago. de 2024
em cartaz no teatro porto, 'rita lee — uma autobiografia musical' insere a liberdade do rock com honestidade e pessoalidade em são paulo
o livro 'rita lee: uma autobiografia' foi lançado em 2016 e escrito pela própria rita lee. a história é uma conversa: é a maior artista de rock do país te contando sobre uma jornada repleta de paixão, atitude e liberdade com a própria voz. no palco do teatro porto, o musical transmite o legado que transcende a música e perpetua pelas gerações.
✸
demorei pra conseguir assistir 'rita lee — uma autobiografia musical', mas teve motivo: eu não conseguia ingressos de jeito nenhum. é um sucesso dos palcos de são paulo e as sessões estão todas esgotadas até o fim de outubro. no dia da segunda leva de vendas da temporada, eu, mari e nicole sorteamos uma data na nossa agenda com muito tempo de antecedência e torcemos pra estarmos livres e disponíveis — e que bom que estávamos, porque todo mundo tem um pouco de rita na própria história. no nosso caso, é coisa de mulher que faz a diferença de um jeito irreverente: minha amiga mari fez um tcc a partir da autenticidade da vovó rita, o som de rosa choque, homenagem à luta e arte presente em uma das músicas que embala a trilha sonora dessa autobiografia. rita lee é nosso reflexo.
o musical faz uso da conexão entre um rockstar e a plateia como um detalhe extremamente preciso. os instrumentos utilizados em cena, as trocas rápidas no palco e as luzes inseridas na narrativa ajudam a estabelecer o cenário dos sonhos de cada um do público: é um show de rita lee da infância à consagração como a maior artista de rock do país. esse toque performático permite que o público seja ainda mais imerso através de uma história contada pela música (e a lojinha do foyer, o salão onde a gente chega e espera pra entrar na sala de espetáculo, tem camisetas, ecobags, canecas, livros, óculos e mais itens que já dão o tom: é um show com acesso total!)
mel lisboa é quem interpreta rita lee. a naturalidade desde a linguagem corporal, o olhar, o tom de voz, as brincadeiras e tantas outras facetas que aparecem durante as duas horas de espetáculo deixam a falta de um intervalo praticamente imperceptível. o público sente a musicalidade brasileira com uma narrativa por canções que definem o que é esse passeio completo pela história de rita — e, claro, roberto de carvalho (aqui interpretado por bruno fraga). fabiano augusto, carol portes, debora reis, flavia strongolli, yael pecarovich, antonio vanfill, gustavo rezê e roquildes junior completam o elenco do espetáculo com ícones da música nacional.
'rita lee — uma autobiografia musical' reinsere os sentimentos do público sobre rita lee, ao som de rita lee e com rita lee. é o teatro porto como uma atmosfera única cheia de liberdade, conexão e impacto pelos passos da artista feminina que mais vendeu discos no brasil. é pessoal, é bonito, é arrebatador. é revisitar rita da melhor maneira possível: com ela em cima de um palco. eu nunca vivi rita, mas vivo. e viva rita!
eu e as meninas conseguimos comprar o ingresso meia valor especial e assistimos da segunda fila da plateia, nos lugares b7, b9 e b11. vimos, sentimos e ouvimos tudo bem de frente com o valor de cada entrada sendo r$23,00, e podemos dizer que sim, ficamos na grade da rita lee! esse ingresso 'valor especial' vale pra todos e existe uma cota disponível por sessão, seguindo o plano de democratização da lei rouanet!
essa foi a visão da plateia b11!
uma outra coisa especial do teatro porto é o sorteio de uma pizza individual no timo cucina central pra um assento na plateia e um do balcão. perdemos, mas não ficamos sem: fomos jantar lá mesmo no restaurante do complexo e já podemos dizer que jantamos com a mel lisboa. mentira, óbvio, mas estávamos respirando o mesmo ar no mesmo complexo que ela. e são dias assim que me dão certeza que não tem nada melhor que ir numa peça com os meus e conversar sobre a arte nos tocou — isso enquanto comemos um lanchinho totalmente fora da minha dieta e bebemos uma coquinha gelada.
'rita lee — uma autobiografia musical' fica em cartaz até o dia 8 de dezembro no teatro porto. o musical acontece de sexta a domingo, com sessões duplas nos sábados até 14 de setembro. os ingressos estão a partir de r$20,00 na bilheteria e no sympla.
minhas redes sociais tão sempre abertas pra gente trocar ideia sobre isso :)
me chama lá ✸ @malupatricio








