top of page

meu guia: qual o melhor lugar pra se sentar num teatro?

  • Foto do escritor: Malu Patrício
    Malu Patrício
  • 7 de jul. de 2024
  • 4 min de leitura

Atualizado: 22 de out. de 2024

constantemente tenho recebido muitas perguntas como essa nas minhas redes sociais e aqui tá a minha resposta baseada completamente nas minhas vivências dentro dos teatros



o melhor lugar num teatro é estar do lado de dentro conectado, arrebatado e sentindo cada uma das emoções —, mas vamo ser sincero: são muitas peças pra assistir, muitas casas de espetáculos pra conhecer, muitas personagens pra se identificar. é claro que nem sempre dá pra sentar na primeira fila.

mas honestamente: será que um ingresso na primeira fila é sempre o melhor do teatro? assistir um espetáculo da última fileira torna a experiência ruim? qual ingresso eu compro? socorro?


completamente baseado nas minhas experiências, essas são as três coisas que passam pela minha cabeça quando vou num teatro pela primeira vez. vou até falar de novo: é baseado nas minhas experiências.





1. quanto posso pagar no ingresso?

os lugares mais próximos do palco costumam ser os mais caros. o importante na hora de definir o setor é pensar quanto você consegue pagar num ingresso. eu, por exemplo, costumo me guardar pra peças que quero vivenciar com a melhor visão. tudo depende do quanto tô disposta a usar do meu dinheiro no valor colocado no ingresso, pensando sempre no que vem pela frente. eu quero ver uma peça de um lugar extraordinário ou vários musicais de um lugar bom? daí começa a escolha do setor!



2. vale a pena sentar nas extremidades do teatro?

paredes nem sempre são uma boa ideia pra se ter por perto. no caso da última fileira de setores como balcão, a visão pode ser bem distante. na minha primeira experiência em um musical em são paulo, fui no teatro santander assistir chicago e sentei exatamente no último lugar da casa. ninguém existia atrás de mim — o que era bom e ruim —, mas distância era suficiente pra me incomodar na falta de detalhes que eu enxergava no palco. ainda assim, foi perfeito pra me fazer nunca mais perder um musical num palco de sampa.


já nas laterais coladas na parede da plateia ou nas frisas mais próximas ao palco, por exemplo, a visão também pode ser obstruída em cenas que contam com recursos no fundo ou até mesmo nos próprios cantos do palco. essa parcialidade da visão costuma ser melhor em assentos mais centralizados. mas caso você compre o ingresso mais em cima da hora, só tenha disponibilidade nas pontas ou só exista uma única chance de assistir a produção, pensa comigo: o importante é ir!



3. tem lugar mais no centro?

se tiver, aí tô dentro. seja no balcão, na frisa ou na plateia, os assentos localizados no centro geralmente dão uma dimensão de tudo que é pra ser visto em cena. mas presta atenção: cada setor é único e conta com as próprias dinâmicas e individualidades. é meio que nem gente.


na plateia, meu lugar favorito e geralmente o setor mais caro , eu amo sentar na terceira fila. é o lugar perfeito pra eu não me sentir intimidada, pra ver tudo sem precisar levantar meu pescoço e ficar próximo o suficiente pra visualizar o palco e as expressões por inteiro. meu lugar pra aplaudir é a fileira c.


na frisa, vivenciei a maioria das sessões de wicked brasil no teatro santander. pra mim, é geralmente o melhor custo beneficio de uma casa de espetáculos. os ingressos costumam ser mais baratos e ainda te aproximam do palco de certa forma. o centro da frisa é quase uma casa pra mim. não é o céu, mas e ótimo pra assistir um musical!


no balcão, a visão costuma ser mais distante, mas não tem essa de lugar ruim: você assiste a peça como um todo. não sou a maior fã da primeira fila desse setor porque já tive experiências com o parte do parapeito na minha frente, mas a terceira fila pelo centro tem sido certeira. falando por mim, dependendo do teatro, eu não enxergo tantos detalhes e isso atrapalha a minha experiência, mas é aquilo: atrapalharia muito mais se eu não fosse, né?



no fim das contas, se os ingressos na plateia compensarem, é o setor que sempre prefiro ir. não é por outra que é o setor mais caro — a visão é ótima. em certos casos, seja com ingresso popular, cupons ou promoções, a minha meia-entrada fica ainda melhor pra assistir ao musical de um lugar ótimo, mais barato e inteiramente acessível.


nem sempre a gente consegue ver os atores tão de perto assim (mas as vezes a gente pode e precisa sim tipo eu sem querer dei sorte e já senti o aaron tveit quando vi moulin rouge em nova york num assento com visão prejudicada amém) — e tudo bem. o que de fato importa é vivenciar a experiência de uma história arrebatadora; uma que se torne parte e que não saia da trilha sonora do fone, do carro, do banho. teatro é conexão e essa pode surgir em qualquer setor de uma casa. a história é a mesma de todos os cantos. o melhor lugar num teatro é estar no meio do publico do lado dos meus.


minhas redes sociais tão sempre abertas pra gente trocar ideia sobre isso :)

me chama lá ✸ @malupatricio

malu patrício.jpg

  • apple music
  • Instagram
  • X
  • TikTok
  • email

oi, meu nome é

malu patrício

e eu gosto de ir em shows, musicais e ao cinema. sou jornalista paraense morando em são paulo e ​já fiz parte da equipe da cnn brasil, trabalhei pro mickey e assisti mais de 200 eventos de entretenimento ao vivo nos últimos anos.

nuvemsite (5).png

meu próximo evento

wicked

teatro renault | são paulo, brasil

a gente se vê na plateia mais próxima!

  • apple music
  • Instagram
  • X
  • TikTok
  • email
bottom of page